quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Vem aí o Circuito Rio

Como já havia dito no post anterior, nesse final de semana prolongado pelo feriado de Finados, rola o 38º Circuito Rio de Vela Oceânica. Para os que não sabem, o CR é a competição mais antiga da vela oceânica no Brasil e, pela segunda vez, estarei lá.

Na foto aí em cima está a tripulação do Picareta/Boteco 1: Armando, Morcegão e Aline. Em 2006, com o Alfeu no lugar da Aline, conseguimos terminar em terceiro, o que foi um grande feito, pois o Picareta foi pra água pela primeira vez no final de agosto e a tripulação que disputou o CR – exceção ao Armando - nunca tinha velejado antes disso.

Por incrível que possa parecer, esse ano vai ser mais difícil subir no pódio. Isso porque, nesse ano que passou, a classe Velamar22 evoluiu muito e as disputas estão cada vez mais equilibradas. A previsão é de que haja uns dez barcos na água e, do mesmo jeito que podemos vencer, podemos chegar em oitavo. Pra vocês terem uma idéia de como anda apertado, no Campeonato Estadual desse ano, disputamos sete regatas e foram cinco vencedores diferentes.

O campeonato é composto por cinco regatas. Na sexta, acontece a abertura com Regata Victor Demaison, uma prova de percurso médio e que na pontuação final tem peso 1,25. Sábado e domingo acontecem as quatro regatas restantes em sistema barla/sota e com peso 1.
.
Para o campeonato ser validado, é necessário que aconteçam pelo menos duas regatas nos três dias. A partir da terceira, o pior resultado é descartado.
.
O que anda aporrinhando a gente um pouquinho é a previsão do tempo (cliquem na imagem aí do lado pra ampliá-la). Parece que vai chover bastante e ventar pouco nos três dias de competição. Isso significa que vamos ficar molhados e sentir frio o tempo todo e, de quebra, fazer milagre dentro d’água. Se o pouco vento se confirmar, seremos bastante prejudicados, pois nossa tripula não é das mais leves. Além disso, com pouco vento, é possível que não aconteçam todas as regatas previstas, reduzindo ainda mais a margem de erro.

Toda a história contada é para ajudar os amigos a entenderem um pouquinho e convencer a todos a torcer e rezar (por que não?!) por nós. Que Santa Clara clareie e que Eólo visite a Baía de Guanabara para encher nossas velas.

PS: se as previsões estiverem erradas e o tempo ficar bom no Rio, vale muito a pena dar uma passada no aterro. O melhor lugar pra ver alguma coisa e bater belas fotos é perto do Porcão Rio’s. Vale pelo passeio, vale pela paisagem, vale pelas cenas lindas que mais de cem veleiros – juntos – proporcionarão.

•••

Brasil 2014

Por mais que não queira, não dá pra não falar de algumas coisas. A Copa do Mundo no Brasil é uma delas.

Depois de todo o dinheiro gasto (e desaparecido) e o pouco resultado prático (cadê o legado para a cidade?) do Pan, o que podemos esperar da Copa? Pois é, não dá pra não ficar pessimista.

Resta torcer para que tudo corra como deve, que a infra necessária seja instalada, que nossa segurança melhore, que o orçamento seja respeitado etc. etc. etc. E que a Fifa e mídia, como fiscalizadoras da bagaça, cumpram seu papel corretamente.

Porque se tudo der certo, serei um dos primeiros a comprar um ingresso pra final.

Nenhum comentário: