segunda-feira, 23 de julho de 2007

Ah, férias...

Finalmente, depois de mais de um ano de trabalho chegou a hora de aproveitar o merecido descanso. Quer saber? Quem dera... Afinal, como (quase) todo mundo sabe, estou em obras. Mas, mesmo assim, deu pra fugir do Rio durante alguns dias. Dei um pulo de três dias em Penedo e, mesmo com a obra me alcançando diariamente, deu pra descansar a cabeça.

Pra quem não conhece, Penedo é um distrito de Itatiaia, única colônia Finlandesa do Brasil. Basicamente, uma rua ou estrada (chamem como quiser). No ‘centro’, o shopping Pequena Finlândia (Casa de Papai Noel, para os íntimos), a maioria dos restaurantes, fábrica de chocolate e quase todas as lojas de bugigangas e badulaques. Dali, um pulo pra Visconde de Mauá e outro para o Parque Nacional de Itatiaia.

Subimos a serra na terça (17) de manhã e chegamos lá na hora do almoço. Entrada no hotel e o primeiro passeio. Era a primeira vez da Mariana por aquelas bandas e fiz meio que as vezes de anfitrião. Pra começar, uma subida até o alto de Penedo e a parada pra almoçar. Depois do almoço, a primeira visita ao centro e uma sonequinha no final da tarde, que ninguém é de ferro. À noite, jantar e só. E pra quem acha ruim, fomos para lá exatamente porque não tem nada o que fazer.

Quarta-feira foi o primeiro dia inteiro e aproveitamos para ir à Mauá. A estrada é horrorosa, mas o passeio vale a pena. No caminho, são vários mirantes e, quanto mais alto, mais bonita fica a vista. Mauá fica a 1.400 metros de altitude e continuando a subir, chegamos a Maringá e (mais acima ainda) Maromba, onde paramos na Cachoeira do Escorrega. Na região, existem vários vales que valem a visita (Vale do Pavão, por exemplo), mas como só tínhamos um dia...

No dia seguinte, fomos ao parque nacional. Sensacional!!! Tudo verde em volta e mirantes lindos, como o Último Adeus. De quebra, uma visita ao Véu da Noiva. Os senões desse dia foram a falta de estrutura ao turista dentro do parque (nem uma lanchonete aberta pra comprar uma água) e o museu do parque fechado pra reformas (na volta, descobri que há mais de um ano).

Saímos do parque e fomos para Itatiaia. A cidade é meio chinfrim, mas ainda tínhamos a visita à hidrelétrica do Funil. Tínhamos. Apesar de constar de todos guias da região, a visitação está suspensa desde o ano passado. Também fomos a Resende, pra constar, a volta pro hotel. Sabe aquela sonequinha no final da tarde?

Na noite de quinta começava o Penedo Winter Festival, com 11 shows de jazz em quatro dias. Todos de graça. A abertura do festival foi com o Julio Bitencourt Jazz Trio e nós estávamos lá. Pra quem achava que não ia ter programa, até que foi bom. Começou com Charlie Parker, passou por Jobim mas depois... A coisa meio que desandou e demos no pé.

Na sexta, depois de sair do hotel e antes de pegar a estrada, ainda visitamos o Pico do Penedinho. E depois de duas trilhas de cerca de 600 metros morro acima (Penedinho e Véu da Noiva), quero muito saber quem foi que disse que é divertido fazer trilha. Tudo bem, depois que você chega no lugar, tudo é lindo mas... Não podia colocar uma escada rolante? E olha que eu to reclamando de duas trilhas pequenas...
No fim, três dias que valeram muito e alma renovada pra encarar a obra. Ainda tenho mais duas semanas de “férias”. Seguem as fotos.

Cachoeira do Escorrega, Maromba
Último Adeus: Parque Nacional de Itatiaia e o lago da hidrelétrica do Funil
Rio das Pedras, Parque Nacional de Itatiaia
Véu da Noiva, Parque Nacional de Itatiaia
Júlio Bitencourt Jazz Trio, Penedo Winter Festival
Mari, na entrada da Casa de Papai Noel
Pico do Penedinho

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Gú... que saudade... Nossa que lugar lindo hein?! Amei... E a Mari, como está? Olha estou só esperando vc marcar o dia certo em que estará aqui em BH viu? Tô doida pra te encontrar... e saudade de conversar com vc, isso nem preciso te dizer né?..rs.. Bjos e espero vc no msn... não sei quando não, mas a esperança é a última que morre né? Mtos e Mtos bjos

Anônimo disse...

Menino! Como vc emagreceu!!!!
rsrs
Beijo!!!!
Pô, passa no meu blog... :o(