E o que o Flamengo tem com isso? O objetivo dos organizadores é que cada carro/equipe represente um grande clube de futebol do mundo. Por enquanto, já aderiram o Milan (Itália), Borussia (Alemanha), PSV (Holanda), Anderletch (Bélgica) e o rubro-negro carioca. Já estão na agulha o Porto, de Portugal, e o Olympiakos, da Grécia.A notícia se espalhou rapidamente, a magnética está em polvorosa e os e-mails de “só o Mengão pode” já devem ter dado duas ou três voltas ao mundo.
Em tese, a idéia é ótima para os clubes. Os organizadores cobrem todos os custos (carros, fornecedores, equipes e pilotos) e também dividem toda a grana, depois de pagar a cada um, os devidos royalties pelo uso da marca. Outro detalhe do contrato é que os patrocinadores de cada carro serão os mesmos dos clubes. No caso do Flamengo, Petrobras e Nike.E por que o Flamengo? Elementar. É o clube de maior torcida do Brasil que, por sua vez, já tem uma bela tradição de pilotos e títulos mundiais de automobilismo. Isso quer dizer que, se o Fla não entra na dança, o segundo convidado seria o Corinthians, e assim sucessivamente.
Também já há negociações com um clube da Argentina (provavelmente o Boca) e um do México, além de outros da Europa. Reparem que Inglaterra, Espanha e França não aparecem na lista. O objetivo é que o grid seja formado por 24 carros, mas se conseguirem 16, a primeira temporada vai acontecer.
E aqui chegamos ao ponto: se. A idéia de juntar futebol com corrida de carros não é nova. No final de 2000 ou início de 2001 (não lembro bem agora), foi lançada a Premier1 Grand Prix. A primeira temporada aconteceria em 2002, de março a outubro, com 12 etapas. Causou algum burburinho na Europa mas não chegou a cruzar o Atlântico. Clubes como Leed e Chelsea, da Inglaterra, e Benfica (Portugal) assinaram contrato e tiveram seus carros apresentados.
Sabem o que aconteceu? Nada. Em setembro de 2001 aconteceu o primeiro adiamento: seriam, então, oito etapas no segundo semestre de 2002. A última notícia que tive conhecimento foi de outubro de 2002, dando conta de que a primeira temporada aconteceria em 2004. E nunca mais se ouviu falar a respeito. Não consegui descobrir se os idealizadores dos dois projetos são os mesmos, mas é bem provável que pelo menos um ou outro sejam.Então, é bom o Flamengo se preocupar mais com o time de futebol, porque a situação está pra lá de horrorosa. Se o campeonato acontecer, ótimo, pois a caixa registradora vai funcionar. Mas é bom não criar expectativas...


Um comentário:
Já já, será anunciado o piloto, que será empresariado pelo Kleber Leite e, quando vencer a primeira corrida da temporado, Galvão Bueno vai dizer que ele é "Um Crrrrrrrrrraque" e será negociado para a Ferrari por dois Schummys. Para substituí-lo, Barrichello será emprestado pelo Fla-Race até o fim da temporada por 4 Schummys, mas não correrá porque vai chegar fora de forma...
Postar um comentário