terça-feira, 11 de março de 2008

Começou a temporada 2008

PS: essa é a primeira vez que escrevo um PS antes do texto. Mas é só pra avisar aos que não conhecem alguns termos e outros detalhes: cliquem nos links abaixo com o botão direito e mandem abrir em outra janela.

Quase quinze dias sem escrever. De lá pra cá, treinos aos finais de semana e, finalmente, começou a temporada 2008 de Velamar22. E começou atropelando.

A primeira competição é logo o campeonato estadual, dias 8, 9, 15 e 16 de março. Previsão de oito regatas. Tranqüilo? Pois no primeiro final de semana não foi nada fácil.

As condições permitiram que a programação fosse adiantada e tivemos três barla-sota por dia. Cada regata com aproximadamente quatro milhas, velocidade média do vento de 22km/h e sob um sol escaldante que variava entre 35 e 40º.

Cada regata acontecia mais ou menos assim: tiro de 5 minutos para a largada, tiro de 4, roda pra cá, roda pra lá, arruma tudo no barco, faltando 2 minutos levanta genoa e aponta pra linha, tiro de um minuto, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, largou (na linha é uma baita gritaria: “orça!!!”, “água!!!” e alguns outros impropérios), meia milha até a bóia com algumas cambadas, uma milha até a outra bóia com vários jaibes, uma milha até a primeira bóia e mais cambadas, mais uma milha até a outra bóia com mais jaibes, meia milha até a linha de chegada com algumas cambadas. Tudo isso vezes três no sábado e no domingo.

Nosso primeiro dia não foi dos melhores. Entre dez barcos na água, dois quintos e um oitavo lugar, terminando o dia na sexta posição geral. Na verdade, e sem meias palavras, fizemos um monte de cagadas a bordo e o dia foi uma bosta.

O domingo melhorou: largamos muito bem a primeira regata e lideramos até a última bóia, mas demos bobeira e entregamos a marcação, terminando em segundo. A disputa do início ao fim foi com o Smooth, do Ricardo, e foi apertada e bem divertida como vocês podem ver na foto.

A segunda regata de domingo foi a melhor até agora. Íamos para a linha quando fizemos uma lambança de entrar pra história. Só para ter uma idéia, largaríamos em primeiro e acabamos saindo em último e longe... E por que essa foi a melhor?

Completamente fora da disputa, decidimos fazer diferente da maioria, optamos por bordos opostos da raia e alguns outros detalhes. Passamos na primeira bóia em oitavo, na segunda em quinto, na terceira bóia estávamos em quarto e, finalmente, montamos a última bóia em segundo. O líder estava disparado e, mesmo que a regata durasse o dobro do tempo só o alcançaríamos se houvesse algo inusitado. Mas terminamos em segundo comemorando.

Na última regata, fizemos até uma largada bem razoável mas cometemos alguns erros e terminamos em quarto. Como é possível descartar o pior resultado a partir da quinta regata, o Picareta terminou o final de semana na terceira posição. Faltam duas regatas para encerrar a disputa e, se o vento aparecer, serão de percurso médio e realizadas no sábado.

Por enquanto, aproveito a semana para me recuperar de duas retrancadas na cabeça, o mesmo braço com distensão e tendinite e as pernas doendo. E antes que vocês digam que, de alguma forma, isso parece ruim, não conheço ninguém que pense em desistir e não aparecer no próximo sábado.

Fotos: L.O. Bernardes

2 comentários:

Anônimo disse...

Distenção?
Jornalista?

. disse...

É anônimo, "distenção" e "jornalista". Todo mundo erra. Já foi corrigido, obrigado por chamar a atenção.