quarta-feira, 2 de julho de 2008

Flu X LDU

Hoje é dia de jogão, final da Copa Libertadores. É dia pra, todo mundo que gosta de futebol, tricolor ou não, ficar em casa na frente da TV. Em casa porque, como todo mundo sabe, só tem ingresso nas mãos dos amigos do rei ou dos cambistas.

E eu aviso logo: vou torcer para o Fluminense, como estou torcendo desde que o Flamengo viveu aquela noite histórica, perdendo por 3 a 0 para o América do fofucho Cabañas. Como disse Renato Mauricio Prado, a mãe de todos os vexames.

Não acho que ninguém deve torcer para esse ou para aquele clube. Na verdade, tricolores fora, ninguém tem obrigação de nada. Mas acho uma palhaçada essa história da torcida do Flamengo. Até agora não entendi o sentido de se meter numa história que não é sua.

É verdade que, quando o Flamengo foi eliminado, a festa da torcida arco-íris foi até notícia de jornal. E daí? Daí que o problema é deles que não têm vitórias e gozo próprios.

Mas mais grave do que o envolvimento torto da torcida, é a postura dos dirigentes do Clube de Regatas do Flamengo. Nada mais natural que ceder seu campo para os treinos de um clube que visita a cidade para jogar com um rival. Isso acontece pelo mundo inteiro. Daí a deixar que os jogadores da LDU vestissem as camisas do Flamengo para provocar o Fluminense!? Isso é um absurdo, uma total falta de propósito. É macular a imagem do próprio clube. É permitir que clubes centenários criem picuinhas dignas das Candinhas do subúrbio.

Vou torcer pelo Fluminense. Não acho que o Flu é o Brasil na Libertadores. Como não acharia se fosse o Fla. Vou torcer pelo Flu porque acho que merece, porque acho que fará bem ao Rio e ao Carioca, porque minha mulher e meu pai são tricolores, pelos amigos tricolores e pelo Beto, o garçon do galeto onde almoço e que, se tudo der certo, vai me pagar um chope. E porque não vejo sentido nenhum em torcer por um clube que me é totalmente estranho, que simplesmente não significa nada para mim.

•••

Na colina
Achei mesmo que o Eurico só seria defenestrado do Vasco depois de morto e, mesmo assim, depois de muita briga na justiça. Pois felizmente me enganei. Salve Roberto Dinamite. É impossível não comemorar. E boa sorte ao Roberto Dinamite, que entrou numa fria. Que ele consiga devolver aos vascaínos, o Vasco. E assim, quem sabe, voltaremos a ter quatro clubes realmente grandes. E o Flamengo voltará a ter um rival à sua altura. Porque, vamos combinar, ganhar do Vasco já tinha até perdido a graça.

•••

Já pensaram em como seria bom se voltássemos a ter, além dos quatro, o América e o Bangu?

8 comentários:

Anônimo disse...

Valeu meu filho, está muito bem escrito.

Unknown disse...

Conforme já informado pessoalmente, concordo em gênero, número e grau.
sds.

Anônimo disse...

vc tá muito gay!!!

ass: LDU - liga dos urubus

Anônimo disse...

Ah, falou tudo. Você sabe que o meu ex-cunhado débil mental foi até pra Argentina torcer pelo Boca? Flamenguista, claro. Ô gente retardada. E mesmo assim quando é jogo do flamenguinho eu abstraio.

E viva o Dinamite. Que vem bem a calhar pra explodir aquela confa que andava lá. Salve Vasco!

Bisous,

. disse...

Rachel, só pra deixar claro: eu sou FLAMENGO!!!! Cuidado ao generalizar, porque nem todos são loucos. Aliás, ser Flamengo é atestado de sanidade. O problema é que toda regra tem sua exceção.

Anônimo disse...

Belo texto, Gustavo. Tô contigo!
Daqui a pouco vc vai estar pronto para escrever um livro. Parabéns.

Anônimo disse...

Não concordo com o que diz sobre torcer contra.
Quer dizer que podem me sacanear e eu não posso?
Quer dizer que podem torcer contra e eu não?
Torci contra sim desde o São Paulo e achei lindo ver o Flu morrer na praia. Adorei ver tricolores chorando. Fiquei indignado no primeiro jogo da final, quando entrevistaram ao vivo torcedores do Flu e es que surge um infeliz mandando recadinho para nós Flamenguistas. Na boa Sirelli, bom moço agora não. Não me venha como flamengueiro. Torcer contra faz parte da cultura da torcida arco-íris e da Flamenguista. É isso que faz ter graça o futebol. Melhor isso que ver torcidas se matando e brigando.
Estou feliz pacas. A capa do O Dia de hoje está linda. Capa de Flamenguista. A capa do Lance está lindíssima (capa de tricolor).
E é isso. Aproveitando a deixa dos botafoguenses, "e ninguém cala, esse chororô..."
Saudações Rubro Negras
PV - O nome pode ser de goleiro do Flu, mas a pele, sangue e alma é Rubro Negra

. disse...

PV, antes que eu me esqueça, Flamengueiro é o c... Aliás, flamenguista é que é neologismo. Eu sou flamengo, torço pelo Flamengo. Não tem nada a ver com ser bom moço. Uma coisa é provocar e sacanear. Outra coisa é essa doença, de flamenguista viajando até para a Argentina para torcer contra. Hoje, neguinho torce muito mais contra os outros (todo mundo, de todas as torcidas) do que a favor do próprio clube. E com isso não concordo. Ontem, se tivesse algum jogo do Flamengo em outro canal, eu teria visto. Esses que você chama de verdadeiros flamenguistas, não...